top of page
teste alérgico de contato _ patch test
testes de diagnósticos

contato

O teste cutâneo de contato ou patch test é usado quando há suspeita de dermatite de contato ou de dermatite atópica, que são doenças caracterizadas por aparecimento de eczemas na pele.

É considerado o principal teste de diagnóstico para se identificar os chamados contactantes, substâncias que causam alergia na pele. Os contactantes geralmente são componentes comuns dos mais variados materiais ou produtos usados na indústria, em cosméticos, em medicamentos etc.

 

O teste de contato consiste em colocar os contactantes a serem testados diretamente sobre a pele dos pacientes por 48 horas. Geralmente são realizadas duas leituras, uma 48 horas e outra 72 ou 96 horas após a aplicação dos contactantes.

 

São testes precisos pois reproduzem exatamente o modo de ação das substâncias que ocasionaram as lesões na pele. Por exemplo, quando uma pomada é usada na pele para tratar um ferimento e produz um eczema, essa mesma pomada quando colocada sobre a pele íntegra irá produzir uma lesão de eczema idêntica.

 

A Alergolatina oferece distintas baterias para testes de contato, contendo 30 contactantes selecionados em cada. Elas são criadas e aperfeiçoadas observando-se as publicações da International Contact Dermatitis Research Group (ICDRG), do Grupo Brasileiro de Estudos em Dermatite de Contato (GBEDC) e da equipe de alergistas da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, considerando dessa forma as substâncias de contato mais prevalentes no Brasil.

 

Dependendo do caso clínico é requerido suplementar as baterias com antígenos avulsos, os contactantes especiais.

compartilhar

  • Whatsapp
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
bottom of page