testes de diagnósticos
provocação
Os testes de provocação podem ser realizados em pacientes de qualquer idade e com alergias de diferentes mecanismos imunológicos.
teste de provocação da mucosa:
Consistem em colocar o alérgeno diretamente no revestimento mucoso nasal, oftálmico ou brônquico.
Estes testes só podem ser realizados em casos especiais, em ambiente hospitalar e pelo médico com conhecimento das concentrações adequadas das diferentes substâncias a serem testadas.
teste de provocação oral (TPO):
Os testes de provocação oral são usados com bons resultados na pesquisa da alergia alimentar. Consistem em eliminar da alimentação determinados alimentos e depois, com dias de intervalos, ingerir cada alimento em separado, observando-se alguma reação (retirada e em exposição).
A pesquisa de reações a medicamentos e aditivos alimentares através de testes de provocação oral deve ser realizada em condições específicas, por um médico especialista em alergia clínica.
Nos casos de reação muito intensa a algum alimento, como leite ou camarão, os testes de provocação só podem ser realizados em casos especiais, em ambiente hospitalar e pelo médico com conhecimento das concentrações adequadas das diferentes substâncias a serem testadas.