bálsamo do peru
outros nomes:
Myroxylon peeirae, Óleo-balsamo, bálsamo-de-tolu, pau-bálsamo, bálsamo-índico-seco, bálsamo-de-cartagena, resina-de-tolu, bálsamo-toluano, bálsamo-da-américa, bálsamo-de-cartagena, bálsamo-de-cheiro-eterno, bálsamo-de-são-tomaz, bálsamo-de-são-salvador, benjoim-do-norte, opobálsamo, óleo-vermelho, coroiba, resina-de-tabu.
tenho alergia
O seu teste de contato revelou alergia ao bálsamo do peru. Esta alergia pode ser em parte a responsável pela sua doença da pele e, por isso, é importante que você conheça bem esse composto químico. Você deve, sempre que possível, evitar o uso e o contato com produtos que contenham esse composto.
O bálsamo do Peru é uma resina aromática derivada da seiva de uma árvore centro americana (Myroxylon balsamum var. pereirae) e consiste em uma mistura de várias substâncias alergizantes como o ácido benzóico, o ácido cinâmico, o aldeído cinâmico, o álcool cinâmico, o álcool benzílico, o benzilbenzoato, o benzilcinamato, o metilcinamato, a vanilina (baunilha) e várias outras , umas conhecidas e outras não bem definidas. É considerado um importante marcador de alergia aos perfumes, pois é bastante utilizado como aromático em essências de cosméticos, além de na indústria alimentar e na indústria farmacêutica.
onde encontrar a substância
1 - Cosméticos e produtos de higiene – Perfumes, cremes para o corpo e capilares, produtos para bebê (pomadas e talcos), loções, maquiagens, máscaras faciais e capilares, bronzeadores e protetores solares, esmaltes para unhas, batons, tinturas de cabelo, xampus, condicionadores, géis de banho, sabonetes líquidos, desodorizantes, antitranspirantes, pasta de dentes, enxaguantes bucais e loções pós-barba.
2 - Medicamentos – Tópicos para uso local na pele e mucosas (cremes, loções, unguentos e pomadas), supositórios (ex.: para hemorroidas), xaropes expectorantes, pastilhas para a garganta e curativos cirúrgicos.
3 - Aromatizantes em alimentos (quando em contato com a pele) – Doces com essências, sorvetes, chocolates, balas, gomas de mascar, bolos, pastéis, cascas de frutas cítricas, bebidas aromatizadas (como refrigerantes do tipo cola), licores e temperos.
4 - Outros – Adesivos e tabacos aromatizados.
reações cruzadas eventuais
Por terem elementos alergênicos em comum, algumas substâncias podem causar reações cruzadas com o bálsamo do Peru e, portanto, devem ser evitadas quando possível, de acordo com a orientação do seu médico. Atentar para a sensibilização cruzada com o colofônio, o bálsamo-de-tolu, o alcatrão de madeira, a terebintina, o própolis, o benjoim, o ácido benzoico, o álcool benzílico, os aldeído e ácido cinâmico, o resorcinol e ainda com múltiplas especiarias (baunilha, canela, cravo, noz moscada, curry, gengibre, páprica, chili, etc.).
como controlar a alergia
1 - Sempre leia os rótulos das embalagens para verificar a composição dos produtos.
2 - Teste o produto numa pequena área da pele antes de usar numa área mais extensa.
3 - Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico.