bicloreto de mercúrio
outros nomes:
Sublimado corrosivo, cloreto de mercúrio (II), dicloromercúrio, cloreto mercúrico, HgCl₂, mercury (II) chloride.
tenho alergia
O seu teste de contato revelou alergia ao bicloreto de mercúrio. Esta alergia pode ser em parte a responsável pela sua doença da pele e, por isso, é importante que você conheça bem essa substância química. Você deve, sempre que possível, evitar o uso e o contato com produtos que contenham essa substância.
Os derivados de mercúrio são utilizados principalmente como conservantes em vários produtos, já que o mercúrio é letal para os microorganismos. O seu sal na forma de cloreto ou bicloreto de mercúrio é comum em causar alergias, apesar de a frequência vir caindo com o passar dos anos, devido ao desuso desse sal na indústria pelo aparecimento de novos e mais seguros conservantes.
onde encontrar a substância
1 - Cosmético e medicamentos tópicos (para uso local na pele e mucosas) – Antissépticos, leites de colônia, tônico capilares, entre outros.
2 - Produtos para a limpeza – Desinfetantes e sabões.
3 - Outros – Amálgamas dentárias, tatuagens (principalmente as vermelhas), preservação do couro e de madeiras, tintas para impressão e para quadros.
reações cruzadas eventuais
Por terem elementos alergênicos em comum, algumas substâncias podem causar reações cruzadas com o bicloreto de mercúrio e, portanto, devem ser evitadas quando possível, de acordo com a orientação do seu médico. Atentar para a sensibilização cruzada com o timerosal.
como controlar a alergia
1 - Sempre leia os rótulos das embalagens para verificar a composição dos produtos.
2 - Teste o produto numa pequena área da pele antes de usar numa área mais extensa.
3 - Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico.