colofônio
outros nomes:
Breu, pez-loiro, colofónia, resina amarela, ácido abiético, rosin, colophony, greek pitch.
tenho alergia
O seu teste de contato revelou alergia ao colofônio. Esta alergia pode ser em parte a responsável pela sua doença da pele e, por isso, é importante que você conheça bem essa substância química. Você deve, sempre que possível, evitar o uso e o contato com produtos que contenham essa substância.
O colofônio, também chamado de breu, é uma resina natural obtida de diferentes espécies de coníferas (em especial os pinheiros, mas também abetos e outros). Esta resina é um resíduo da destilação de óleos voláteis, processo que gera uma fração de goma que evapora (terebentina ou aguarrás) e uma fração sólida residual que é amarelada e em que predomina o ácido abiético.
onde encontrar a substância
1 - Cosméticos – Máscaras, sombras, batons, rímel, bases, cremes de limpeza de maquiagem, ceras depilatórias e esmaltes de unhas.
2 - Produtos médicos e dentários – medicamentos tópicos para uso local na pele e mucosas (cremes e pomadas, ex: para hemorróidas), fio dental, pastas de dente, cimentos dentais e esparadrapos.
3 - Material que aumenta o atrito – antideslizantes para mãos de atletas e instrumentos musicais de corda.
4 - Tintas, colas e ceras – Tintas de impressão, papéis (principalmente os brilhantes), selantes, vernizes, lacas, ceras, polimentos (incluindo de chão), colas, fitas adesivas, fitas isolantes, materiais de plastificação, pele de animais, materiais de impressão de fotografias, tinta para cerâmica, impermeabilizantes, lacres, resinas sintéticas, cal, borrachas (industrial), fluxos de soldar, fluídos lubrificantes e linóleo.
5 - Outros – sabões amarelos em barra, graxas para sapatos, óleos de limpeza de madeira de pinho e serragem de árvores de pinho.
reações cruzadas eventuais
Por terem elementos alergênicos em comum, algumas substâncias podem causar reações cruzadas com o colofônio e, portanto, devem ser evitadas quando possível, de acordo com a orientação do seu médico. Atentar para a sensibilização cruzada com a terebintina e com o bálsamo do Peru.
como controlar a alergia
1 - Sempre leia os rótulos das embalagens para verificar a composição dos produtos.
2 - Teste o produto numa pequena área da pele antes de usar numa área mais extensa.
3 - Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico.