etilenodiamina
outros nomes:
Sais de etilenobis (ditiocarbamato), 1,2 – diaminoetano, 1,2 – etanodiamina, 1,2-diaminoethane, C2H8N2.
tenho alergia
O seu teste de contato revelou alergia a etilenodiamina. Esta alergia pode ser em parte a responsável pela sua doença da pele e, por isso, é importante que você conheça bem essa substância química. Você deve, sempre que possível, evitar o uso e o contato com produtos que contenham essa substância. A etilenodiamina é um composto químico usado principalmente como estabilizador em medicamentos de uso na pele.
onde encontrar a substância
1 - Medicamentos tópicos (para uso local na pele e mucosas ) – Cremes, loções, gotas ou pomadas ginecológicas, nasais, oftálmicas e retais, antissépticos cutâneos.
2 - Medicamentos orais – Aminofilina (teofilina + etilenodiamina), anti-histamínicos e fungicidas.
3 - Outros – Removedores de ceras de assoalhos, inseticidas, fungicidas, borrachas (estabilizador do látex), produtos veterinários, corantes, resinas sintéticas (epóxi e em tecidos), asfalto, reveladores de filmes coloridos e lubrificantes têxteis.
reações cruzadas eventuais
Por terem elementos alergênicos em comum, algumas substâncias podem causar reações cruzadas com a etilenodiamina e, portanto, devem ser evitadas quando possível, de acordo com a orientação do seu médico. Atentar para a sensibilização cruzada com alguns medicamentos como a aminofilina e anti-histamínicos (difenidramina, clorfeniramina, ciproheptadina e dexclorfeniramina).
como controlar a alergia
1 - Sempre leia os rótulos das embalagens para verificar a composição dos produtos.
2 - Teste o produto numa pequena área da pele antes de usar numa área mais extensa.
3 - Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico.