formaldeído
outros nomes:
Formol, formalina, metanal, aldeído metílico, óxido de metileno, CH2O, Formaldehyde, methanal.
tenho alergia
O seu teste de contato revelou alergia ao formaldeído. Esta alergia pode ser em parte a responsável pela sua doença da pele e, por isso, é importante que você conheça bem essa substância química. Você deve, sempre que possível, evitar o uso e o contato com produtos que contenham essa substância.
O formaldeído (ou metanal) é um químico utilizado amplamente na indústria como conservante. Quando diluído em água é chamado de formol ou formalina.
onde encontrar a substância
1 - Cosméticos – Cremes, pomadas, loções, maquiagens, máscaras faciais e capilares, batons, bronzeadores, protetores solares, bases, blush, pó compacto e esmaltes de unha.
2 - Produtos de higiene – Desodorantes e antitranspirantes, enxaguantes bucais, cremes hidratantes, sabonetes, xampus, condicionadores capilares, cremes para barbear e pastas de dente.
3 - Medicamentos – Para orofaringe e aparelho respiratório, para hemorroidas, medicamentos odontológicos, preparadores para diálise renal e antissépticos.
4 - Acabamento na fabricação de tecidos.
5 - Agricultura – Pesticidas, inseticidas e fertilizantes.
6 - Outros – Agentes para curtir couro, polidores para madeira e outros materiais, colas e adesivos, cola de papel de cigarro, resinas e plásticos, ceras de assoalho, sabões, detergentes, desinfetantes, tintas e corantes, papeis de manufatura e soluções para embalsamar.
reações cruzadas eventuais
Possíveis reações não identificadas.
como controlar a alergia
1 - Sempre leia os rótulos das embalagens para verificar a composição dos produtos.
2 - Teste o produto numa pequena área da pele antes de usar numa área mais extensa.
3 - Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico.