top of page

parafenilenodiamina

outros nomes:
PPD, p-fenilenodiamina, p-phenilenediamine, 1,4-diaminobenzene, paradiaminobenzeno.
tenho alergia

O seu teste de contato revelou alergia a parafenilenodiamina. Esta alergia pode ser em parte a responsável pela sua doença da pele e, por isso, é importante que você conheça bem essa substância química. Você deve, sempre que possível, evitar o uso e o contato com produtos que contenham essa substância.

A parafenilenodiamina é usada principalmente como corante de cor preta ou escura, sendo um dos principais causadores de dermatites de contato por cosméticos.


onde encontrar a substância

1 - Cosméticos de coloração escura – Tinturas de cabelos, esmaltes, maquiagens, bronzeadores, xampus, condicionadores, tônicos capilares, cremes e loções para a pele.

2 - Tecidos escuros – Roupas (lã, algodão, seda natural, linho, náilon, poliéster, acrílico, acetatos, etc.), almofadas, vestuário de couro, bolsas, sapatos e cintos.

3 - Borrachas pretas – Botas, luvas, pneus, etc.

4 - Plásticos pretos – Fones de ouvido, muletas, tubos, canos, etc.

5 - Outros – Tintas para impressão, tatuagens temporárias de henna, películas de radiografias, óleos, graxas, gasolina, etc.


reações cruzadas eventuais

Por terem elementos alergênicos em comum, algumas substâncias podem causar reações cruzadas com a parafenilenodiamina e, portanto, devem ser evitadas, quando possível, de acordo com a orientação do seu médico. Atentar para a sensibiliza­ção cruzada com alguns anestésicos (benzocaína e procaína), o ácido paraminobenzóico (PABA), presente principalmente em protetores solares, antibióticos como o cloranfenicol, sulfa e derivados e corantes como o amarelo tartrazina.


como controlar a alergia

1 - Sempre leia os rótulos das embalagens para verificar a composição dos produtos.
2 - Teste o produto numa pequena área da pele antes de usar numa área mais extensa.
3 - Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico.

bottom of page