sulfato de níquel
outros nomes:
Sulfato niqueloso, sais de níquel, NiSO4.
tenho alergia
O seu teste de contato revelou alergia ao sulfato de níquel. Esta alergia pode ser em parte a responsável pela sua doença da pele e, por isso, é importante que você conheça bem essa substância química. Você deve, sempre que possível, evitar o uso e o contato com produtos que contenham essa substância.
O níquel é um sensibilizante muito comum, presente em vários objetos de metal não preciosos usados no dia a dia. O que causa a alergia são os sais de níquel (sulfatos niquelosos) que entram em contato com a pele com a ação do suor nos objetos de metal. Os objetos metálicos devem ser substituídos por plástico, madeira, couro ou outro material ou devem ser forrados com adesivos ou tecidos. O sal de níquel pode ainda estar como contaminante em corantes à base de óxido de ferro, principalmente em tinturas de cabelos.
onde encontrar a substância
1 - Bijuterias – Brincos, colares, anéis, pulseiras, braceletes e medalhas.
2 - Adornos metálicos de roupas – Botões, zíperes, fivelas de relógio, fechos, ganchos, cintos, aros metálicos de óculos e tarraxas para brincos (mesmo os de ouro e prata).
3 - Objetos de metal de uso pessoal – Chaves, chaveiros, utensílios de metal, isqueiros, dedais, agulhas, alfinetes, tesouras, lâminas de barbear e utensílios de cozinha.
4 - Maçanetas e puxadores de móveis (gavetas, portas, geladeiras, etc.).
5 - Materiais de escritório – Clips, tesouras, furadores, grampeadores, réguas, lapiseiras, canetas metálicas, etc.
6 - Contaminante – em cimento, vernizes, joias de ouro e prata, tintas para tecidos, tinturas para cabelo, inseticidas, fungicidas, cosméticos (sombras azuis e verdes) e detergentes.
7 - Outros – Moedas de níquel, instrumentos de música, chips eletrônicos, fios elétricos, pilhas alcalinas, baterias, ferramentas, peças de máquinas, produtos para enegrecimento de zinco e latão, soldas e placas de aquecimento.
reações cruzadas eventuais
Possíveis reações não identificadas.
como controlar a alergia
1 - Sempre leia os rótulos das embalagens para verificar a composição dos produtos.
2 - Teste o produto numa pequena área da pele antes de usar numa área mais extensa.
3 - Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico.