
testes de diagnósticos
puntura
O teste cutâneo de puntura, do inglês prick test, consiste em fazer uma perfuração mínima na superfície da pele através de gotas contendo pequenas quantidades de alérgenos.
Se a pessoa for sensível a algum desses alérgenos, ela vai desenvolver, de forma rápida, uma leve reação alérgica na pele, caracterizada por inchaço (pápula) e vermelhidão (eritema).
Normalmente se faz o teste na parte de dentro do antebraço, pois é uma região com pouco pelo e com uma área grande o suficiente para se poder testar diversos alérgenos de uma só vez. Isso é feito colocando as gotas de diferentes extratos em fileira na pele. Para realizar a perfuração, o médico utiliza um acessório chamado de puntor que é uma lanceta de ponta curta, pouco invasiva, já que faz pequenas perfurações superficiais, fazendo com que o teste seja menos doloroso.
Através da leitura e medição da reação formada na pele, geralmente de 15 a 20 minutos após a realização do teste, o médico é capaz de inferir o grau de alergia que o paciente possui aos alérgenos testados.
Tal leitura é feita usando, junto aos extratos alergênicos, uma gota de controle positivo (uma solução de histamina que sempre vai dar uma reação positiva na pele) e uma de controle negativo (composta somente de glicerina e que deve dar pouca ou nenhuma reação na pele).
Na maioria das vezes as reações na pele são classificadas através de cruzes, tal como:
-
(+) reação fraca: pápula ligeiramente maior que o controle negativo e eritema discreto;
-
(++) reação moderada: pápula com o dobro do tamanho do controle negativo e eritema acentuado;
-
(+++) reação forte: pápula maior que o dobro do tamanho do controle negativo, com aproximadamente 1 cm de diâmetro;
-
(++++) reação muito forte: pápula com mais de 1 cm de diâmetro e de contorno irregular (com pseudópodos);
-
(-) resultado negativo.
interferentes do teste
Medicamentos anti-histamínicos são comprovadamente capazes de suprimir a reação alérgica na pele. Portanto, deve-se relatar ao médico se estiver em uso destes medicamentos. É recomendado que os anti-histamínicos de primeira geração sejam descontinuados no mínimo 3 dias antes da realização do teste e os de segunda geração no mínimo 5 dias antes.
Outros medicamentos, incluindo os corticosteroides sistêmicos como a Prednisolona, não interferem no teste. O uso de corticosteróides tópicos na forma de pomadas, entretanto, deve ser informado ao médico, para que o teste não seja feito na área tratada com este medicamento.
vantagens e desvantagens
A puntura é o teste na pele inicial e o mais comumente utilizado para diagnosticar alergias, pincipalmente quando envolve alérgenos inalantes comuns (ácaros e pelos de cão e gato), alérgenos ocupacionais (persulfato de amônio, sais platinados e látex) e alérgenos alimentares.
Comparado com o teste intradérmico, o de puntura é mais seguro (menor chance de reações adversas), menos invasivo e menos desconfortável, além de permitir uma quantidade maior de testes por vez. Há recomendação de que os testes intradérmicos sejam realizados somente após testes iniciais de puntura.
Os testes de puntura, em contrapartida, são menos sensíveis que os testes intradérmicos. Isso significa que os resultados de puntura que derem negativos podem, dependendo do caso, necessitar da realização de testes confirmatórios intradérmicos.



