causadores de alergias
látex
O látex natural é um material viscoso e leitoso derivado da seiva produzida por algumas árvores, principalmente a seringueira (Hevea brasiliensis), originária da bacia Amazônica.
Composto por diferentes substâncias químicas, como resinas e polímeros, e biológicas como proteínas e enzimas, o látex é amplamente utilizado na indústria para a produção de borracha e seus derivados, por exemplo, luvas cirúrgicas, equipamentos médicos, preservativos, chupetas, brinquedos, balões de festa, adesivos e espumas.
Algumas proteínas presentes no látex natural, os alérgenos, são capazes de causar alergias de moderadas a graves na pele (dermatites de contato) ou quando inaladas (alergias respiratórias). Principalmente em profissionais de saúde e pacientes em constante hospitalização, pois tais alérgenos presentes no látex das luvas cirúrgicas se prendem no talco das mesmas e facilmente se dispersam pelo ar. Casos de alergias envolvendo a manipulação de balões de encher em festas também são comuns.
reações cruzadas eventuais
Algumas pessoas alérgicas ao látex apresentam sensibilização cruzada a alimentos, a chamada síndrome látex-fruta. Isto significa que indivíduos com sensibilidade ao látex podem reagir, com menor ou maior intensidade, a alguns antígenos alimentares. Principalmente os presentes nas frutas banana, abacaxi kiwi, abacate, mamão, maracujá, manga, tomate e uva, e também em outros vegetais como a batata, a mandioca e as castanhas do Pará.
atitudes para ajudar a controlar a sua alergia:
-
Evitar entrar em contato com o látex, principalmente produtos que possuam talco que possam se dispersar pelo ar como luvas e balões de encher.
-
Antes de realizar procedimentos médicos, odontológicos e exames laboratoriais alertar sobre a sua alergia para evitar riscos.
-
Em restaurantes também é importante relatar a alergia para evitar o uso de luvas por parte dos cozinheiros.
-
É importante carregar, junto a você, algum cartão que indique a alergia, caso ocorra alguma situação cirúrgica de emergência.