top of page
causadores de alergias
alergia a insetos _ mosquito

insetos sugadores
(mosquitos, pulgas e carrapatos)

Os mosquitos, as pulgas e os carrapatos são seres sugadores de sangue (hematófagos) que ao picarem acabam por deixar substâncias de sua saliva na pele e que podem provocar sensibilização e consequente alergia. Os mosquitos e as pulgas são insetos, enquanto os carrapatos são aracnídeos da classe dos ácaros.

A alergia a estes animais é mais frequente nas crianças e tente a diminuir ou até mesmo cessar no adulto. Há um aumento da incidência das picadas e da alergia no verão, período onde os insetos se multiplicam e as crianças estão de férias e viajam ou saem ao ar livre.

 

As reações características na pele à picada desses insetos são denominadas prurigo estrófulo ou simplesmente estrófulo, que surge como pequenas placas salientes (pápulas) avermelhadas em grupos de cinco ou seis, com coceira. Em quase todas as lesões, as pápulas avermelhadas apresentam pontos minúsculos de sangue que são substituídos por bolinhas de líquido claro e que evoluem para crostas que irritam e coçam. Este ato de coçar pode levar a lesões na pele que podem evoluir para uma infecção por bactérias e que podem causar manchas persistentes que geram problemas estéticos.

 

Um fato interessante é que existem famílias de pulgas diferentes para diversas espécies animais, como a pulga do cão, a pulga do gato, a pulga do homem e até a pulga da galinha e do pombo. O fator importante é que a pulga do cão dá “preferência” a picá-lo e só vai picar o homem quando o cão é afastado e ela fica sem alimento. Por isso, algumas vezes quando afastamos o cão, o alérgico à picada de pulga piora temporariamente dos sintomas, pois as pulgas passam a atacá-lo.

reações cruzadas eventuais

Alguns alérgenos estão presentes nas diversas espécies de insetos sugadores e por isso elas podem causar reações cruzadas entre si, ou seja, uma alergia a mosquito pode significar uma alta probabilidade de alergia a pulga também.

atitudes para ajudar a controlar a sua alergia:
  • Evitar locais com maior frequência de insetos sugadores, como parques, florestas, sítios e locais úmidos. Se estiver nesses locais, utilizar repelentes ou usar roupas de mangas compridas e sapatos fechados.

  • Evitar o uso de perfumes, hidratantes ou óleos com aromas doces e fortes que possam atrair os mosquitos.

  • Evitar depósitos de água parada, fechar os ralos e deixar o lixo sempre tampado, para evitar o desenvolvimento das larvas desses insetos.

  • Colocar telas nas janelas ou sempre fechar elas no final da tarde. O uso de mosquiteiros na cama pode ser necessário.

  • Mantenha os animais de estimação fora de casa para evitar as pulgas e os carrapatos. Se não for possível, deixe pelo menos eles fora do seu quarto e não deixe que eles subam nos móveis da sala.

  • Cuidado ao andar a cavalos e ao manusear animais em fazendas e sítios. Sempre utilizar calças e blusas de mangas compridas.

alérgenos mais comuns:

Os insetos sugadores mais frequentemente causadores de alergias aqui no Brasil são os:

 

  • Carrapatos.

  • Mosquitos pernilongos.

  • Pulgas.

Estes estão disponíveis na forma de extrato alergênico para o diagnóstico cutâneo (na pele), através dos testes de puntura e/ou intradérmico.

compartilhar

  • Whatsapp
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
bottom of page