causadores de alergias
químicos (contato)
Algumas substâncias químicas, presentes em diversos produtos do nosso dia a dia são capazes de provocar alergias, principalmente quando em contato com a pele, causando as chamadas dermatites de contato.
Esses químicos, também denominados haptenos, antígenos ou simplesmente contactantes, causam lesões cutâneas (na pele) onde a principal característica é o prurido (coceira) e o eritema (vermelhidão).
Ao contrário das outras alergias, nessas dermatites é necessário o contato constante do indivíduo com o antígeno para desencadear os sintomas alérgicos e, muitas vezes, tal alergia só aparece depois de anos em uso da substância pela pessoa. Muitos produtos diferentes podem conter esses antígenos e causar as dermatites, como cosméticos, produtos de limpeza, borrachas, tintas, etc.
Apesar de haver mais de três mil substâncias químicas sensibilizantes de contato citadas na literatura médica, 80% das dermatites de contato são causadas por apenas poucas dezenas dessas substâncias, as principais sendo o bálsamo-do-peru (fragrância em cosméticos), a neomicina (fármaco), a parafenilenodiamina (corante) e os sais metálicos de níquel e de cobalto (revestimento de metais, como bijuterias). Alguns materiais biológicos (não químicos) também podem causar as dermatites, sendo o exemplo mais comum o látex e exemplos menos frequentes a cebola, o trigo, o aipo e as cascas de inhame, batata e cenoura.
Os químicos sensibilizantes podem ser encontrados no mercado em vários nomes diferentes e muitas vezes não estão devidamente informados nos rótulos dos produtos. Por essa razão é sempre difícil retirar totalmente o contactante da vida do alérgico. No mais, o advento de novos materiais, cremes e produtos em nosso meio, decorrente das evoluções tecnológicas, resultaram em um aumento na frequência da sensibilização a antígenos que antes não eram usuais, fazendo com que sempre possam surgir novas dermatites.
reações cruzadas eventuais
Alguns químico possuem estrutura semelhante entre si, sendo considerados da mesma classe e por isso eles podem causar reações cruzadas entre si, exemplo, uma alergia a uma fragrância, como o bálsamo-de-peru, pode significar uma alta probabilidade de alergia a outra fragrância, como a cumarina.
atitudes para ajudar a controlar a sua alergia:
-
Leia os rótulos das embalagens. Este deve ser o primeiro passo cada vez que comprar um produto, uma vez que as empresas muitas vezes mudam a composição dos produtos.
-
Teste o produto primeiro. Se comprar um produto novo, deve testa-lo numa pequena área da pele para confirmar se desenvolve reação antes de usar o produto numa superfície corporal mais extensa.
-
Use sempre luvas de proteção caso for manusear a substância a qual é alérgico.
-
Evite coçar e arranhar a pele afetada, pois isso pode piorar o quadro e levar a infecções secundárias, como as bacterianas. Após o banho, secar a pele com cuidado e sempre utilizar roupas leves, confortáveis e com tecidos respiráveis, como o algodão.
-
Evite deixar a pele muito ressecada, pois isso pode piorar a dermatite. Banho muito quentes podem ser prejudiciais e, se possível, utilize periodicamente algum hidratante hipoalergênico.
alérgenos mais comuns:
Acesse aqui a lista de substâncias mais comuns em causar as dermatites de contato.